quarta-feira, 5 de março de 2008

Por que 71 CDs?

71 foram os Cds que ganhei de presente de uma pessoa maravilhosa.
Com total desprendimento, esse cara resolveu "zipar" seus 1300 discos e depois do serviço completo, dá-los a algumas pessoas.
Detalhe: eu fui uma das privilegiadas.
É pena que, junto com os Cds, não tenham vindo as legendas que sempre acompanham a audição deles, quando se faz isso em companhia do seu antigo dono.
Sim, porque para cada um dessas raridades, ele tem sempre um comentário para definir rapidamente a obra. Sem que essa rapidez signifique redução de sentido.
Foi com base nesses precisos comentários e de algumas audições que, numa noite dessas, sentada no chão de sua casa com algumas caixas em volta, fiz a seleção dos discos que comporiam meu presente.
Um presente totalmente original, considerando que eu desconheço grande parte do conteúdo de quase todos eles.
Sim, porque até hoje, apesar de adorar música e de ter muitos cds, meu universo se restringe à produção brasileira contemporânea. Que eu adoro, é claro!
Nessa praia até dou umas boas braçadas...
Mas, saindo dessas águas, quase tudo me é estranho. Tudo é novidade.
Às vezes sei o nome da música, mas não conheço quem canta. Noutras, é exatamente o contrário: sei o nome da banda e não tenho idéia da música.
E há, ainda, os casos piores: em que eu acho que já ouvi a música, mas não sei nada sobre sua origem.
Por isso veio a idéia desse blog.
Pensei que ao ouvir esses CDs daqui do meu quase nulo conhecimento de inglês e de música internacional pudesse dividir com vocês meu encantamento, meu estranhamento, minha surpresa e, quem sabe, minha paixão pelas descobertas que essa aventura pode me trazer.
Se você é - como eu - um estranho nesse universo, sinta-se convidado à desbravá-lo comigo.
Se navega muito bem por essas praias, essa é uma ótima oportunidade para rever alguns clássicos e conhecer algumas novidades.
Bom, tudo pode ser pretexto para embarcar nessa viagem comigo. Duas coisas bastam: desejo pela aventura e gosto pela música.
E aí? Simbora?!

Nenhum comentário: